Pais e filhos, uma fortaleza para a vida

Pais e filhos, a dinâmica que é uma fortaleza para toda a vida!

A relação entre pais e filhos é com certeza a dinâmica mais importante de toda a vida e que reflete diretamente na saúde de uma sociedade inteira. O paizão Afonso com muita clareza conseguiu em poucas palavras fortalecer esse princípio importante.


Por que ser pai? Por que ser amigo de nossos filhos? Num mundo que impõe resultados rápidos, de pragmatismo, de sucesso individual, principalmente relacionado a dinheiro, fama e “likes” nas redes sociais, há sentido em relações tão duradouras e que demandam sacrifício de dinheiro e sucesso como a paternidade?

Dados alarmantes

Uma pesquisadora da PUC-Goiás, Dra Daniela Zanini trouxe a um grupo de professores universitários dados alarmantes sobre o quanto os adolescentes pensam em suicídio.

Aproximadamente 1 em cada 8 adolescentes tiveram ideias relacionadas a suicídio no período de um ano.

Porém, o mais interessante foram os fatores de proteção para que os adolescentes não tenham ideias ou práticas de violência contra si mesmos ou contra outros. Além da prática de esportes, de possuir um hobby, de ter amigos e de fazer coisas junto com amigos, ela levantou duas fontes importantes de fortaleza emocional: uma boa relação com os pais e uma boa relação com os irmãos.

Estejamos atentos e sejamos gratos

Apesar de isto ser posto como algo tradicionalmente aceito, em especial na tradição cristã, agradeci a Deus por este resultado de pesquisa que reforçou o que a Bíblia diz: Quando os pais se convertem aos filhos e os filhos aos pais, a terra não é ferida por maldição (Malaquias capítulo 4, versículo 5).

O fato de termos amizade com nossos filhos e de estimularmos nossos filhos a serem amigos de seus irmãos pode fazer a diferença entre os mesmos desejarem a morte ou verem sentido na vida.

Inspiração

Diante disto, vejo que, mais do que qualquer valor material, a entrega da vida, o amor pelas crianças e adolescentes que Deus nos confiou é algo que pode curar a vida de tanta gente.

Que nosso Deus e Pai, que nos adotou em Cristo Jesus, e com seu amor trouxe um sentido eterno para vivermos, nos inspire e capacite a amar e sermos curados uns pelos outros.

Afonso, Pais e Filhos - Vida Boa de Pai

 

Afonso é marido apaixonado da Louinne, paizão babão de quatro lindos filhos, Pediatra, Professor de Pediatria na Medicina da UniEvangélica, Mestre (Ensino na Saúde), Doutorando (Ciências da Saúde/UFG).

 

Faça como o Afonso, junte-se a nós na comunidade #vidaboadepai! Se você tem interesse em compartilhar momentos, inspirar outros pais, contar histórias ou fazer um depoimento, envie então um e-mail para: eutenho@vidaboadepai.com.br. Iremos ler, responder e se você quiser, contar a sua história aqui no blog Vida Boa de Pai.

Comentários do Facebook

comentários

Comente aqui